Desenvolvimento

  Quer ter acesso a conteúdos exclusivos? Clique e cadastre-se!

Desenvolvimento

O DESENVOLVIMENTO

A missão do desenvolvimento é provar ao leitor o nosso ponto de vista. Fazemos isso com argumentos. Ainda convém ressaltar que, o desenvolvimento é a defesa do ponto de vista exposto na introdução (TESE). Na Redação Modelo ENEM, o desenvolvimento é responsável por 50% da nota do texto, por isso exige muito cuidado e conhecimento.

Portanto, desenvolver é defender a tese com argumentos lógicos consistentes e repertórios diversificados, dividido em 2 ou 3 parágrafos.

Ordem de argumentação no desenvolvimento:

·         Abertura do parágrafo por meio de uma afirmação ligada à tese;

·         Utilizar o repertório sociocultural: Argumentos, justificativas, exemplos, dados, interpretações e comprovações que configurem a defesa de um ponto de vista.

·         Garantia+ fechamento da problemática em questão.

 

Ex.: A persistência da violência contra à mulher na sociedade brasileira.

(...)

          O Brasil ainda não conseguiu se desprender das amarras da sociedade patriarcal. Isso se dá porque, ainda no século XXI, existe uma espécie de determinismo biológico em relação às mulheres. Contrariando a célebre frase de Simone de Beavouir “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a cultura brasileira, em grande parte, prega que o sexo feminino tem a função social de se submeter ao masculino, independentemente de seu convívio social, capaz de construir um ser como mulher livre. Dessa forma, os comportamentos violentos contra as mulheres são naturalizados, pois estavam dentro da construção social advinda da ditadura do patriarcado. Consequentemente, a punição para este tipo de agressão é dificultada pelos traços culturais existentes, e, assim, a liberdade para o ato é aumentada.

(...)

Trecho da redação da estudante Amanda Castro- ENEM 2015

https://g1.globo.com/educacao/noticia/leia-redacoes-do-enem-2015-que-tiraram-nota-maxima.ghtml